Palavra Gospel
Evangelho é uma palavra apaixonante. O seu significado talvez seja o mais sublime dos significados. É a palavra mais esperançosa que o nosso vocabulário já pode produzir. Sem ela e o que ela significa, o que seria de nós? Sem ela o que restaria seriam apenas más notícias. A palavra Evangelho é uma palavra de origem grega que significa “boa notícia”.
Essa boa notícia é a mensagem de salvação e esperança trazida por Jesus Cristo ao mundo e depois proclamada pelos apóstolos e outros discípulos, e após eles, proclamada por centenas de gerações até o dia de hoje.
Jesus falou das boas notícias e as mostrou para as pessoas: “E percorria Jesus todas as cidades e povoados, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino e curando toda sorte de doenças e enfermidades.” (Mt 9:35),
“O Senhor me deu o seu Espírito. Ele me escolheu para levar boas notícias aos pobres e me enviou para anunciar a liberdade aos presos, dar vista aos cegos, libertar os que estão sendo oprimidos e anunciar que chegou o tempo em que o Senhor salvará o seu povo. ” (Lc 4:18-19 – NTLH)
Os apóstolos e outros discípulos de Jesus deram sequência na anunciação das boas notícias: “E, tendo anunciado o evangelho naquela cidade e feito muitos discípulos, voltaram para Listra, e Icônio, e Antioquia…” (At 14:21)
Jesus Cristo é a própria boa notícia. Ele é o Evangelho. A vinda Dele é a notícia de que há esperança, de que Deus trouxe a Sua salvação ao mundo, de que o mal pode ser destruído e o bem pode triunfar, de que através da fé podemos ter nossos pecados perdoados e nos reconciliarmos com Deus…
Os ensinos deixados por Jesus que foram registradas nos livros de Mateus, Marcos, Lucas e João também recebem o nome de Evangelho. A partir dessa palavra surgiu outra de igual teor: evangelização. Evangelização é o ato de mostrar o evangelho as pessoas. Jesus ordenou aos seus discípulos que passassem a “boa notícia” para as outras pessoas e assim elas pusessem conhecê-Lo. “E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.” (Marcos 16:15)
A mensagem de que a salvação existe e nos foi dada por Deus através de Jesus é a melhor das boas notícias e deve ser espalhada por todos nós das formas mais variadas que pudermos encontrar.
Desde criança aprendemos que a palavra “evangelho” quer dizer boas novas. Mas será meu irmão que tu tens consciência do significado desta expressão? Boas novas querem dizer que:
-
Devem ser ditas àqueles que não as conhecem. Quando limitamos nossa pregação aos templos, falando a pessoas que são salvas ou assíduos assistentes empedernidos-a pregação pode ser uma boa mensagem mas já não será uma nova, pois todos já a conheceram. Para que a Palavra de Deus seja uma boa nova temos que sair, proclamar, testificar aos incrédulos.
-
Devem ser transmitidas com alegria. Porque são boas, dão paz, transformam e vem de Deus. Gosto do versículo: “Pois com alegria saireis, e em paz sereis guiados.” (Is 55.12). Há que se ter alegria no serviço. Satisfação em salvar as almas do fogo eterno. Boas-novas merecem um alegre anúncio.
-
Também implicam em palavras ditas com segurança e convicção, nesta tempo de propaganda e anúncios cada qual mais convincente, quando se usa todos os meios de comunicação para atrair a vista e convencer a mente. Como tu contas a antiga história? Estás seguro do que dizes? Há convicção no teu anúncio? Realmente amas e vives o Cristo que pregas? Esta notícia é boa para ti? Gosto do cântico que diz em suas linhas: solo el poder de Dios puede cambiar tu ser. La prueba que te doy: el há cambiado a mi. Nueva crestura soy, nueva soy.
-
Proclama, irmão, em alta voz, alegremente, a salvação, boas-novas de paz que transformam o mundo!Décia Barbosa