top of page


Plataformas digitais
 

Descubra o que são plataformas digitais, por que são importantes, os principais tipos do mercado e as mais usadas atualmente!
As plataformas digitais são parte do dia a dia da grande maioria dos usuários da internet. Esse tipo de modelo de negócio é pautado em tecnologia e abrange as mais variadas categorias de serviços.
O objetivo delas é unir produtores e consumidores por meio de um ambiente digital, agregando valor ao usuário ao fornecer soluções para suas demandas.
Quer saber em detalhes o que são plataformas digitais, a importância desses ambientes virtuais e os principais tipos de produtos digitais atuais? Então, continue neste artigo e descubra mais sobre essa tecnologia!
O que são plataformas digitais?
 
Com a transformação digital, é cada vez mais notória a utilização de ambientes virtuais alimentados pela tecnologia para atender ao interesse de usuários e reunir quem produz com quem consome em um só lugar. A estes ambientes foi dado o nome de plataformas digitais.
Em outras palavras, as plataformas digitais são a base de modelos de negócio fundamentados em tecnologia, usados para estabelecer uma relação de valor entre usuários e empresas.
Produtos digitais podem ser criados para atender a muitos objetivos diferentes, permitindo uma maior interação entre as partes interessadas em uma troca de valor entre elas.
Qual é a importância e como funcionam as plataformas digitais?
 
Se você é um usuário regular da internet, certamente já utilizou alguma plataforma digital para alcançar algum objetivo pessoal ou profissional. 
Mesmo que, de imediato, você não consiga imaginar um exemplo claro de produto ou plataforma digital, esses ambientes estão presentes no nosso dia a dia digital e são frequentemente usados por nós.
Por exemplo, imagine que você precisa comprar um aparelho celular novo. Ao invés de ir ao negócio físico, você decide pesquisar nos marketplaces virtuais de sua confiança, como Amazon, Magalu, Mercado Livre, etc., para comparar preços e condições antes de fazer a compra.
Finalmente, você decide adquirir um aparelho em algum desses aplicativos e realiza a transação comercial online. Agora deve apenas aguardar que o aparelho chegue na sua residência.
Percebe que nesse processo você tinha uma necessidade (comprar um novo celular) e os marketplaces tinham a solução ideal (vendiam o aparelho que você buscava) para resolvê-la?
Nesse exemplo simples, é possível notar a importância das plataformas digitais para conectar quem precisa resolver uma demanda com quem oferece a solução. Tudo isso de maneira digital, eficiente e descomplicada.
Mas o uso de produtos digitais não acaba por aí. Atualmente, podemos usar aplicativos para alcançar inúmeros objetivos: 
  • Obter informação;
  • Consumir ou produzir conteúdo;
  • Adquirir novos conhecimentos;
  • Gerenciar projetos;
  • Colaborar com outras pessoas;
  • Comunicar-se;
  • Organizar-se, etc.
As plataformas digitais oferecem o ambiente ideal para isso, agilizando processos do negócio que já deveriam ser feitos fora da web e resolvendo as necessidades dos usuários. 
Tudo isso enquanto garante uma maior eficiência na relação produtor-consumidor, uma vez que as operações são feitas de forma digital. 
Quais são as vantagens de usar plataformas digitais?
 
As plataformas digitais oferecem muitos benefícios tanto aos usuários, quanto ao negócio.
Como existe uma relação de troca entre quem oferece uma solução e quem procura resolver uma necessidade, fica mais fácil criar espaços digitais direcionados para cada finalidade e consequentemente, soluções melhores que promovam benefícios ao nosso dia a dia.
Descubra algumas vantagens do modelo de negócios de plataformas digitais a seguir!
Escalabilidade
 
Uma das vantagens de criar um modelo de negócio em um ambiente digital é a possibilidade de escalá-lo com muito mais facilidade. 
Diferentemente de um negócio físico, que, de certa forma, é limitado ao local onde são ofertados os serviços ou produtos, as plataformas digitais têm um alcance enorme e, muitas vezes, global.
Isso permite que a empresa impulsione seu alcance e seus resultados de uma maneira muito mais impactante.
Maior possibilidade de inovação
 
A transformação digital vem acompanhada da inovação, e as plataformas digitais estão inclusas nessa equação. 
Não é por acaso que, cada vez mais, as empresas têm se reinventado, propondo novos produtos, serviços e soluções com o objetivo de atender usuários de forma inovadora.
Hoje, existem exemplos claros de empresas disruptivas, como a Uber, que ao utilizar um ambiente digital para fazer negócios e suprir uma demanda existente no mercado, propuseram ideias inovadoras que revolucionaram um segmento por completo.
Assim, ao usar produtos digitais para criar um modelo de negócio sustentável em um ambiente virtual, as organizações têm a oportunidade de desenvolver soluções inovadoras para seus clientes.
Otimização de recursos
 
O auxílio da tecnologia na criação de uma plataforma digital também ajuda a otimizar os recursos da empresa. 
Ao usar um modelo de negócios em um espaço digital, a empresa pode usufruir de ambientes mais seguros, modernizados e de fácil gestão, aprimorando assim seus recursos.
Maior conexão entre clientes e empresas
 
De volta ao fator “alcance”, através das plataformas digitais é possível estabelecer uma conexão cada vez mais profunda e significativa entre clientes e empresas.
Isso acontece por conta da abrangência desses canais, que dão oportunidade às empresas e aos clientes de se comunicarem com muito mais facilidade, colaboração e troca.
Personalização da experiência
 
Atualmente, os produtos digitais são pensados levando em consideração a experiência do usuário
Isso faz com que, cada vez mais, empresas criem soluções personalizadas para cada perfil de cliente, tornando esses espaços ainda mais exclusivos e adaptados a cada experiência. 
Um exemplo disso são as plataformas de streaming, como Netflix e Amazon Prime Video, nas quais, o aplicativo recomenda outros filmes e séries baseados no seu gosto e na sua experiência prévia na plataforma. 
Acesso instantâneo à informação
 
Se antes tínhamos que correr atrás da informação e se esforçar para consegui-las, com as plataformas digitais, isso ficou para trás.
Os produtos digitais oferecem acesso instantâneo e imediato a serviços, produtos, conteúdos e informações no geral, garantindo que o usuário encontre exatamente o que precisa, na hora em que precisa.
Quais os tipos de plataforma digital?
 
Atualmente, existem plataformas digitais para muitos propósitos diferentes. Grande parte dos serviços que utilizamos cotidianamente são baseados em plataformas digitais e esses aplicativos vão de um extremo ao outro. 
Por exemplo, caso precise de serviços de transporte, provavelmente você usa Uber ou o 99.
Já para pedir mercado ou comida por delivery, aplicativos como iFood ou Rappi são uma escolha frequente. 
Se deseja reunir os amigos para ver um filme no final de semana, você usa as plataformas de streaming como HBO, Netflix, Amazon Prime Video ou Globoplay.
Ou, se precisa de um ambiente digital para colaborar com outras pessoas em algum projeto, pode usar aplicativos de produtividade como Trello, Notion, Asana, etc.
Em resumo, hoje existem plataformas digitais para muitos tipos de serviços que precisamos e se você olhar atentamente, verá que utiliza vários deles no seu dia a dia.
Confira a seguir alguns exemplos de plataformas digitais:
Plataformas de comunicação
 
As plataformas de comunicação são muito populares na internet. Hoje em dia, é possível comunicar-se com pessoas e empresas ao redor do mundo através da tecnologia. 
Essas plataformas oferecem recursos como mensagens instantâneas, comunicação em vídeo ou áudio, compartilhamento de mídias, entre outras funcionalidades. 
Alguns exemplos são:
  • WhatsApp;
  • Telegram;
  • Zoom;
  • Google Meets;
  • Microsoft Teams;
  • Slack;
  • Discord, etc.
Plataformas de conteúdo e entretenimento
 
As plataformas de conteúdo também estão cada vez mais populares entre os usuários da web. 
Existem plataformas específicas para vários formatos de conteúdo, que atendem a públicos diversos. Nelas, é possível consumir vídeos, textos, fotos, podcasts, etc., em diferentes nichos. 
Alguns exemplos populares são:
  • Spotify;
  • Deezer;
  • Netflix;
  • Youtube;
  • Amazon Prime Video.
Plataformas comerciais
 
O comércio eletrônico é um modelo de negócios cada vez mais popular, rentável e seguro, sendo um dos tipos de plataformas digitais mais utilizados. 
Nesses tipos de plataformas, usuários podem se tornar vendedores, consumidores ou ambos.
Assim, se você precisa fazer alguma compra hoje, automaticamente já acessa um marketplace como Amazon, eBay, Mercado Livre, Magalu, entre outros, para buscar o que te serve e por lá realiza transações comerciais de vários tipos.
Plataformas de gestão
 
Para quem precisa gerir negócios, times e projetos, há também muitas plataformas digitais de gestão comumente utilizadas. 
Elas vão desde sistemas de CRM, colaboração e gestão de projetos, até gerenciamento de marketing e ferramentas de produtividade, entre outras.
Alguns exemplos são:
  • RD Station (ferramenta completa de gestão de marketing e vendas com CRM);
  • Asana, Trello, Notion (organização, colaboração e gestão de projetos);
  • Google Workspace (ferramentas de produtividade);
  • Microsoft Office (ferramentas de produtividade), etc.
Plataformas de redes sociais
 
As redes sociais são outro tipo de plataformas digitais que já se tornaram indispensáveis para usuários da internet.
Com o objetivo inicial de conectar pessoas em um ambiente virtual (seja para compartilhar fotos e vídeos, textos, ou se comunicar), as redes sociais de hoje abrangem muitas outras funcionalidades, como:
  • Produção de conteúdo em larga escala;
  • Consumo de conteúdo em vários formatos;
  • Transações comerciais;
  • Criação de comunidades;
  • Presença digital de empresas em canais de comunicação digital, etc.
As redes sociais mais populares hoje são:
  • Instagram;
  • Facebook;
  • Twitter;
  • TikTok;
  • LinkedIn.
Plataformas educacionais
 
O papel das plataformas digitais na educação é, sem dúvidas, muito importante. Essas plataformas têm como finalidade oferecer cursos, formações, especializações, etc., em vários segmentos do mercado de maneira online e descomplicada.
Os usuários podem consumir os conteúdos e aprender em seus próprios ritmos, sem a necessidade de se deslocar de sua casa. 
Isso transformou a forma como as pessoas aprendem e simplificou o acesso ao conhecimento, pois cada um pode adequar o aprendizado à sua própria realidade e rotina, absorvendo o conhecimento da forma que mais funciona para cada um.
Alguns exemplos de plataformas educacionais são a da própria PM3 e também da Alura, que oferecem cursos com conteúdo aprofundado para que alunos e alunas possam assistir às aulas quando e de onde quiserem.
Conclusão 
 
Em conclusão, as plataformas digitais transformaram o nosso cotidiano, permitindo que usuários tenham acesso facilitado a diversos serviços, e que empresas possam utilizar a tecnologia como forma de escalar seu negócio.
Se você chegou até aqui, com certeza já entende melhor esse conceito e o que são as plataformas digitais, assim como as vantagens proporcionadas por esses ambientes virtuais e exemplos reais de como fazem parte do nosso dia a dia. 
bottom of page